Aumentar o numero de arquivos do Errorlog e limitar o seu tamanho físico

O log de erro do SQL Server (ERRORLOG) contem muitas informações geradas pelo SQL Server como mensagens, alertas, eventos críticos, auditoria, informações geradas a partir dos usuários entre outras. O log de erro é um ótimo lugar para encontrar informações sobre o que está acontecendo com seu ambiente.

O ErrorLog é inicializado cada vez que a instancia do SQL Server é iniciada ou quando o log de erro é reciclado. Se a instancia não tem sido reiniciada por um longo tempo, o arquivo de log de erro pode crescer consideravelmente dificultando a seu leitura em uma possível analise.

Por padrão, os logs de erro de SQL Server são mantidos na subpasta de Log do SQL Server e há sete logs de erro do SQL Server. Quando o arquivo de log de erros é recriado, o log anterior é renomeado para Errorlog.1 e próximo log anterior (Errorlog.1) é renomeado para Errorlog.2 e assim por diante.

Aumentando o numero de arquivos

Para aumentar o numero de arquivos do ErrorLog do SQL Server, você deve se conectar a uma instancia e clicar com botão direito em SQL Server Log e depois em “Configure”.

Errorlog1

Figura 1

Depois habilite a única check box disponível e aumente o numero de log de erro que pode chegar até 99 arquivos.

Errorlog2

Figura 2

Para saber o caminho fisicamente onde os arquivos de log de erro estão armazenados você pode utilizar esse T-SQL para ajuda-lo.

SELECT SERVERPROPERTY(‘ErrorLogFileName’);

Abaixo o SCRIPT para a alterar a quantidade de ErrorLog :

USE [master]

GO

EXEC xp_instance_regwrite N’HKEY_LOCAL_MACHINE’, N’Software\Microsoft\MSSQLServer\MSSQLServer’, N’NumErrorLogs’, REG_DWORD, 99

GO

Novidade no SQL Server 2012

No SQL server 2012 existe uma nova opção para os arquivos de ErrorLog que é o limite por tamanho!
Podemos a partir de agora limitar o tamanho fisico do arquivo do ErrorLog 🙂
Com o comando abaixo limitamos o tamanho do arquivo em 5MB

USE [master];

GO

EXEC xp_instance_regwrite N’HKEY_LOCAL_MACHINE’,N’Software\Microsoft\MSSQLServer\MSSQLServer’, N’ErrorLogSizeInKb’, REG_DWORD, 5120;

GO

Na minha visão, essa opção é muito util quando temos grandes problema ou incidicio de problema eventos são gravados no errorlog. Com esse limitador de tamanho podemos ter a facilidade de abrir um arquivo de errorlog em um troubleshooting ou ate mesmo controlar o espaço em disco caso seja necessario!

Reciclar o ErrorLog

Para reciclar os arquivos de log de erro do SQL Server devemos executar a seguinte procedure de sistema:

sp_cycle_errorlog

Essa procedure deve ser executada diretamente na database master.

Essa procedure fecha o arquivo de log de erros atual e altera os números de extensão de log de erros, simulando um reinício da instancia.

Assim como log de erro do SQL Server o log de erro do SQL Server Agent é um ótimo lugar para buscar informações sobre o que está acontecendo com o SQL Server Agent. Porém, não é possível aumentar a quantidade de arquivos do log de erro do SQL Server Agent, sendo fixado em um total de 10 arquivos, com 1 arquivo corrente (SQLAGENT.OUT) e 9 arquivos de log (SQLAGENT.1 até SQLAGENT.9)

Da mesma maneira que acontece com o log de error do SQL Server o log de erro do SQL Server Agent é inicializado quando a instancia é iniciada ou quando o log de erro é reciclado.

Para reciclar os arquivos de log de erro do SQL Server Agent devemos executar a seguinte procedure de sistema:

sp_cycle_agent_errorlog

Essa procedure deve ser executada diretamente na database msdb.

Referencia:

Limit the size of the error log

This is Tiago Balabuch's website, and this is a bit of copy about him. He is enthusiast, fascinated, passionate, fanatic by SQL Server and in the off-hours a Data Engineer who loves what he does and he is traveling in the cloud and surfing on the wave of the moment called Azure! Originally from Brazil and with encouragement from family and friends, Tiago moved to Europe in 2017 where lives in Ireland. In addition to being a data engineer, he is also active speaker in the SQL PASS events and keeps up to date on the key technologies and technical certifications. Tiago hold these certification MCT, MCSE - Data Management and Analystics, MCSA - SQL Server 2016/2014/2012. Simply psychedelic and manic he is just one more freak who likes SQL Server and its new features ...

Responda