Azure SQL Database – SQL Authentication

No post anterior (link) falei um pouco sobre como o firewall pode ser configurado para permitir acesso ao Azure SQL Database e agora vem a pergunta de como posso me autenticar?

Nesse momento o Azure SQL Database permite dois tipos de autenticação:

  • SQL Authentication
    • A identidade é através de um usuário e senha. Quando você está criando um servidor logico, que ira hospedar seu database, você define um “Server Admin” que irá usar esse tipo de autenticação para se conectar a qualquer database.
  • Azure Active Directory Authentication
    • A identidade é gerenciada pelo Azure Active Directory e aqui você tem várias opções de identidade, não sou especialista nessa área, mas tentarei mostrar um pouco de como utilizar esse recurso. Se você quiser usar esse tipo de autenticação, você deve criar outro administrador do servidor chamado “Active Directory Admin“, que tem permissão para administrar usuários e grupos do Azure AD. Este administrador também pode executar todas as operações que um administrador do servidor normal pode. Esse novo administrador também pode ser um grupo de usuários

Vou utilizar o SQL Server Management Studio (SSMS) para se conectar ao Azure SQL Database, porem existem outras formas de se conectar e você pode utilizar o link (https://docs.microsoft.com/en-us/azure/sql-database/sql-database-connect-query-ssms)

SQL Authentication

O primeiro acesso é feito com o “Server Admin” do servidor logico, ou seja, o usuário e senha que você criou quando estava criando o servidor logico.

Você pode acessar as informações através do portal do Azure. Primeiro na blade de overview ira te trazer algumas informações, mas você pode acessar a blade de propriedades onde você terá as informações necessárias sobre o server name e server admin login.

Agora que você tem as informações necessárias pode ir ao SSMS e se conectar ao Azure SQL Database. Acesse as opções e especifique o nome do database que você irá se conectar.

Uma vez que você conseguiu acessar o Azure SQL Database como adminstrador, você pode começar a fazer as suas atividades normalmente como por exemplo verificar algumas informações servidor, versão e edição.

Ou criar outros usuários para utilizar a SQL Authentication:

-- ======================================================================================
-- Create SQL Login template for Azure SQL Database and Azure SQL Data Warehouse Database
-- ======================================================================================
 
CREATE LOGIN Daredevil 
WITH PASSWORD = 'zxc456)(*' 
GO

Depois de criar o login voce deve se criar o usuário dentro de um database e para isso alterei minha conexão para o database (no meu caso dbMarvel) e executei o comando abaixo.

-- ========================================================================================
-- Create User as DBO template for Azure SQL Database and Azure SQL Data Warehouse Database
-- ========================================================================================
-- For login <login_name, sysname, login_name>, create a user in the database
 
CREATE USER Daredevil
FOR LOGIN Daredevil
WITH DEFAULT_SCHEMA = dbo
GO

Para utilizar o usuário basta indicar o database que deseja se conectar a informar a usuário e senha igual foi feito acima com o usuário administrador.

Eu sei que isso é bem basico e muito parecido com o que voce ja está acostumado mas o mais legal ainda esta por vir! Aguardem o proximo posto sobre Azure AD Authentication.

Maníaco, entusiasta, fascinado, fanático por SQL Server e nas horas vagas um DBA que adora o que faz! Também possui certificações como: MCT, MCSE - Data Management and Analystics, MCSA - SQL Server 2014/2012

Responda