“O componente Cache Transformation grava dados de uma fonte de dados conectada no fluxo de dados em um gerenciador de conexões do Cache.” Essa é a definição que se encontra no TechNet.

O Cache Transformation pode ser utilizado de muitas maneiras mas a utilização combinada com o componente Lookup Transformation sem duvida é uma das melhores praticas. Isso porque o Lookup Transformation permite uma conexão com um arquivo de cache facilitando assim a busca por dados.

A combinação desses dois componentes em um ambiente onde temos pesquisa em grande quantidade de dados (milhões ou bilhões de registros) é uma grande vantagem em relação a pesquisa OLEDB realizada pelo Lookup Transformation.

Para mais conceitos sobre o Cache Transformation acesse:

Cache Transform

Cache Connection Manager

Cache Connection Manager Editor

Nesse exemplo, iremos utilizar 2 Data Flow: 1º para criar o Cache Transformation e o 2º para utilizar o Cache Transformation.

Package

 

1º Data Flow

Para utilizarmos esse componente primeiramente devemos carregar com informações e para isso utilizamos um Data Source de uma forma simples.ControlTaskLoadCache

Para configurar o Cache Transformation de duplo clique sobre ele e a seguinte tela aparecerá:CacheTranformationEditor

Clique em New… para criar uma nova conexão de cache caso não exista uma.CacheTranformationEditor01

De um nome para conexão e utilize um arquivo para armazenar as informações. Na aba Columns identifique a ordem do índice de pesquisa.

CacheTranformationEditor02

Clique em OK para concluir e volte para o Cache Transformation Editor. Selecione a aba Mappings para mapear as colunas com suas respectivas saídasCacheTranformationEditor03

 

2º Data Flow

Nesse Data Flow é onde iremos utilizar a conexão cache dentro do componente Lookup Transformation para carregar uma nova tabela. Dentro do Lookup Transformation existe a opção de conexão com o arquivo cache.LookupTransformation01

Na aba Connection especifique a conexão que acabamos de criar no Data Flow anterior

LookupTransformation02

Na aba Columns você deve mapear as colunas de referencia e saída. LookupTransformation03

Pronto, daqui para frente devemos desenvolver nosso pacote de acordo com as necessidades. Para finalizar meu pacote eu criei uma tabela de destino.

ControlTaskFullLoad

Isso ai.. até mais!!

Maníaco, entusiasta, fascinado, fanático por SQL Server e nas horas vagas um DBA que adora o que faz! Também possui certificações como: MCT, MCSE - Data Management and Analystics, MCSE - Data Plataform e MCSA - SQL Server 2016/2014/2012

Responda