Para DBAs SQL Server esse é o produto mais esperado do ano! As inovações e melhorias são impressionante e irão fazer com que qualquer pessoa tenha vontade de experimentar o SQL Server 2008 R2. O produto Microsoft SQL Server 2008 R2 é mais avançado, confiável e escalável plataforma de banco de dados. Aproveitando o sucesso do original do SQL Server 2008, o SQL Server 2008 R2 tem um impacto sobre as organizações em todo o mundo com a sua capacidade inovadora, melhorias de escalabilidade e performance, alta disponibilidade, segurança empresarial, gestão empresarial, data warehouse, self-service BI, colaboração e integração com o Microsoft Visual Studio 2010, Microsoft SharePoint 2010 e PowerPivot do SQL Server para SharePoint tornam o SQL Server 2008 R2 a melhor plataforma de banco de dados disponível. SQL Server 2008 R2 é considerado uma atualização de versão reduzida do SQL Server 2008. No entanto, para uma pequena atualização oferece uma quantidade enorme de novidades que os DBAs podem aproveitar para aumentar sua capacidade!

Vamos analizar alguns dos benefios para os DBAs, vou dividir em duas partes: Administração e BI.

Na area de administração de banco de dados temos melhorias que irão fazer realmente a diferença.

Application and Multi-Server Administration

O SQL Server tem feito investimentos consideráveis para melhorar a aplicação e gerenciamento de multi-servidor. Com o Application e Multi-Server Administration podemos gerenciar nosso ambiente atraves de um ponto centralizador minimizando esforços. Dentro do Application e Multi-Server Administration temos:

  • O SQL Server UtilityEsta é uma nova funcionalidade de gerenciamento utilizado para central monitorar e gerenciar aplicações de banco de dados e instâncias do SQL Server a partir de um único interface de gestão conhecido como um utilitário Control Point (UCP).
  • O Utility Control Point (UCP)Ponto central de raciocínio para o SQL Server Utility, o utilitário de configuração do ponto de controle e coleta informações sobre o desempenho de instâncias do SQL Server gerenciado a cada 15 minutos.
  • Data-tier application (DAC) Um Data-tier application (DAC) é uma unidade de implantação contendo todos os esquemas do banco de dados, objetos dependentes e implantação utilizados por um aplicativo.
  • Utility Explorer dashboardsOs painéis na no SQL Server Utility DBAs com informações tremendas em utilização de recursos e de instâncias estaduais de saúde gerenciada da SQL Server e aplicativos utilizando DAC em toda a empresa.
  • Consolidation managementDBAs podem reforçar seus esforços de consolidação através da sua utilização de painéis no SQL Server Utility e ver pontos, que facilmente identificam a constatada de sobreutilização dos recursos.
  •  Customization of utilization thresholds and policies Personalização dos limiares de utilização e políticas que os DBAs podem efetuar em instâncias do SQL Server gerenciado para se adequar às necessidades de seus ambientes.

Parallel Data Warehouse

É composto de hardware e software projetado para atender às necessidades dos armazéns de dados. Esta solução tem a capacidade de escala de centenas de terabytes com o uso da nova tecnologia, denominada massively parallel processing (MPP).

Integration with Microsoft SQL Azure

As ferramentas de client incluídas no SQL Server 2008 R2 permite os DBAs a se conectarem ao SQL Azure, um serviço baseado em nuvem. SQL Azure é parte da plataforma Windows Azure e oferece um banco de dados relacional flexível e totalmente solução na nuvem.

Installation of SQL Server with Sysprep

As organizações têm vindo a utilizar o Ferramenta System Preparation (Sysprep) há muitos anos para automatizar a implantação de sistemas operacionais. SQL Server 2008 R2 introduz esta tecnologia SQL Server. Instalando o SQL Server com o Sysprep envolve um processo de duas etapas que normalmente é conduzidos usando assistentes na página Avançado do Centro de Instalação.

Analysis Services integration with SharePoint

Análise de integração com o SharePoint do SQL Server 2008 R2 introduz uma nova opção para selecionar individualmente os componentes de recursos a serem instalados.O SQL Server PowerPivot para SharePoint é uma nova opção de instalação baseada em funções em que o PowerPivot para SharePoint será instalado em um servidor SharePoint 2010 novo ou existente.

Premium Editions

Premium Editions SQL Server 2008 R2 introduz duas novas edições premium para satisfazer as necessidades dos centros de dados em larga escala e data warehouses. As novas edições, são: Datacenter e Parallel Data Warehouse

Unicode Compression

Compressão Unicode do SQL Server 2008 R2 suporta compressão para tipos de dados Unicode. Os tipos de dados que suportam compressão unicode são o nchar de comprimento fixo (n) e nvarchar (n). Infelizmente, os valores armazenados em nvarchar (max) não são compactados. A taxas de compressão de até 50 por cento no espaço de armazenamento pode ser alcançada.

Extended Protection

Extensão da Proteção do SQL Server 2008 R2 introduz suporte para conexao do Database Engine usando Extended Protection para autenticação. A autenticação é arquivada através de canal obrigatório e serviço obrigatório para os sistemas operacionais que suportam Proteção Estendida.

High Availability and Virtualization

Microsoft SQL Server 2008 R2 oferece várias melhorias nas áreas de alta disponibilidade e a virtualização. Muitas das melhorias estam associadas com as Sistema operacional Windows Server 2008 R2 ea plataforma Hyper-V.

Essa é uma breve introdução sobre as novidades na area de Administração que irei trazer mais detalhes de cada uma delas futuramente!

Maníaco, entusiasta, fascinado, fanático por SQL Server e nas horas vagas um DBA que adora o que faz! Também possui certificações como: MCT, MCSE - Data Management and Analystics, MCSE - Data Plataform e MCSA - SQL Server 2016/2014/2012

Responda