Continuando com as novidades e melhorias para os DBA com o SQL Server 2008 R2, vou descrever um pouco sobre BI que é a grande aposta da Microsoft para futuro.

Na area de BI temos as seguintes melhorias:

Scalable Data Warehousing

Microsoft SQL Server 2008 R2 Parallel Data Warehouse é um data warehouse baseada na tecnoliga originalmente criada pela DATAllegro e adquirida pela Microsoft em 2008. SQL Server 2008 tem muitas características de apoiar a escalabilidade e o desempenho do Data Warehouse que Parallel Data Warehouse usa para sua vantagem. A combinação do SQL Server, utilizando a escalabilidade e desempenho, com um massively parallel processing (MPP), arquitetura de Parallel Data Warehouse, cria uma nova opção poderosa para hospedar um uma grande quantidade de dados.

Master Data Services

Master Data Services (MSD) ajuda as osempresas a padronizar dados que pessoas dependem para tomar decisões críticas de negócios. Com Master Data Services, as organizações de TI podem gerenciar os dados criticos de toda a empresa.

StreamInsight

Microsoft SQL Server StreamInsight é um processamento de eventos complexos (CEP – complex event processing). Esta tecnologia é uma nova oferta da família SQL Server, fazendo sua primeira aparição no SQL Server 2008 R2. StreamInsight é tanto um motor construído para processo de transferência de altos fluxos de dados com baixa latência quanto um Microsoft. NET Framework para o desenvolvimento de aplicações CEP.

PowerPivot

O PowerPivot é uma ferramenta que permite que você mesmo faça seu BI. o SQL Server 2008 R2 vem com dois novos recursos, SQL Server PowerPivot para o Excel 2010 e o SQL Server PowerPivot para SharePoint 2010.

PowerPivot para o Excel fornece aos analistas uma maneira de integrar grandes volumes de dados fora de um data warehouse corporativo, sejam eles para criação de relatórios de apoio à tomada de decisões ou soluções de protótipos que venham a ser parte de uma implementação de BI.

Para fornecer múltiplos usuários com acesso centralizado a relatórios desenvolvidos com PowerPivot para o Excel, o pessoal de tecnologia da informação pode implementar PowerPivot para SharePoint. Este produto PowerPivot do lado do servidor fornece o necessário de infra-estrutura para gerir, proteger, atualizar e monitorar os relatórios PowerPivot eficientemente.

Pretendo em breve trazer mais detalhes sobre cada uma dessas melhorias.

Até mais!

Maníaco, entusiasta, fascinado, fanático por SQL Server e nas horas vagas um DBA que adora o que faz! Também possui certificações como: MCT, MCSE - Data Management and Analystics, MCSE - Data Plataform e MCSA - SQL Server 2016/2014/2012

Responda