Performance Counter: Memoria

Memória é um componente importante do seu hardware? Será que é necessario monitorar a memória? Com certeza a resposta para as perguntas é SIM. A tendência do mercado é que a maior quantidade de dados possível seja mantida em memória. O acompanhamento do consumo de memória pode ser realizado através dos seguintes contadores do Performance Monitor:

Memory: Committed Bytes – Quantidade de memória virtual comprometida, em bytes e a memória física que tem espaço reservado no arquivo de paginação em disco.

CommitedMemoryMB

Gráfico 1 

Memory: %Committed Bytes In Use – Porcentagem de Committed Memory utilizado dentro do limite dado pela soma da memória RAM e Page File. O recomendado é que não haja grandes variações nesse indicador.

PercentCommitedInUse Gráfico 2

Nos gráficos 1 e 2 observamos que a quantidade de % Committed Bytes in use se mantém estável assim como o Committed Memory.

Memory: Available Mbytes – Quantidade de memória física disponível para alocação. O valor ideal é que esse indicador seja superior a 2GB.

MemoryAvailable Gráfico 3

Memory: Free System Page Table Entries – Uma “page table” (ou tabela de página) é a estrutura de dados usada pelo Windows Virtual Memory Manager (VMM) para armazenar o mapeamento entre endereços virtuais e endereços físicos na memória. O contador Free System Page Table Entries é o número de entradas da tabela de página que não são utilizados atualmente pelo sistema. Esse indicador deve ser sempre superior a 5000-7000.

Obs: Em um ambiente 64-bits este parâmetro raramente estrapola seus limites ideais.

PTE-Available Gráfico 4

Memory: Pool Paged Bytes – Memória de Kernel que pode ser paginada. O recomendado é que esse valor se mantenha estável.

PoolPagedMemory Gráfico 5

Memory: Pool NonPaged Bytes – Memória de Kernel que não pode ser paginada. O recomendado é que esse valor se mantenha estável. NonPoolPagedMemory

Gráfico 6

Nos gráficos 5 e 6 observamos que a quantidade de Paged Pool e NonPaged Pool se manteve estável.

Referências:

Symptoms: Lack of Free System Page Table Entries (PTEs), system-wide delays (I/O request failures), and low on Paged Pool Memory and/or Non-paged Pool Memory on 32-bit Windows

http://blogs.technet.com/b/cotw/archive/2008/04/07/symptoms-lack-of-free-system-page-table-entries-ptes-system-wide-delays-i-o-request-failures-and-low-on-paged-pool-memory-and-or-non-paged-pool-memory-on-32-bit-windows.aspx

Uncover Memory-Related Bottlenecks

http://technet.microsoft.com/en-us/magazine/dd722744.aspx

Monitoring Memory Usage

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa905152(SQL.80).aspx

Am overview of Troubleshooting Memory Issues

http://blogs.technet.com/b/askperf/archive/2008/01/25/an-overview-of-troubleshooting-memory-issues.aspx

Maníaco, entusiasta, fascinado, fanático por SQL Server e nas horas vagas um DBA que adora o que faz! Também possui certificações como: MCT, MCSE - Data Management and Analystics, MCSE - Data Plataform e MCSA - SQL Server 2016/2014/2012

Responda