Plataforma AZURE

 Para entender melhor o SQL Azure, temos que compreender a plataforma Azure oferecida pela Microsoft.

A Plataforma Azure é um conjunto de tecnologias baseadas em nuvem e serviços para desenvolvedores de aplicativos. Atualmente é composta por três componentes:

  • Windows Azure: é um ambiente baseado em Windows para rodar aplicações e armazenamento de dados no Microsoft Data Centers
  • SQL Azure: fornece serviços de dados na nuvem e se baseia em um SQL Server.
  • .NET Serviços: presta serviços de infraestrutura distribuída na nuvem.

Além destes três componentes, a sincronização é possível através do desktop, dispositivos móveis e sistemas baseados na nuvem.

Windows Azure

Windows Azure fornece uma computação baseada em Windows Server e armazenamento para aplicativos baseados na nuvem. Ele permite que você possa implantar aplicativos baseados na web, como ASP.NET e WCF (Windows Communication Foundation).

Ser capaz de suportar estas aplicações é tão importante quanto ser capaz de suportar grandes volumes de armazenamento. Os aplicativos são executados em várias máquinas e estes sistemas são baseados no Microsoft Data Centers, em seguida são acessados através da Internet.

Windows Azure também fornece “Azure storage”, que é uma forma mais simples de armazenamento escalável que não é um banco de dados relacional e atende às pessoas que não têm uma necessidade de utilizar um bancos de dados. Tem uma linguagem de consulta simples e não é SQL, Windows Azure possui três formas de armazenamento:

  • Blobs: Estes são os pedaços de informação binária, como imagens ou arquivos de áudio.
  • Queues: Estes são usados para mover dados entre Azure Services e aplicações.
  • Tables: prove uma forma simples de armazenamento estruturado onde o estilo de armazenamento relacional de tabelas não é necessário.

Isso é apenas o começo!

Maníaco, entusiasta, fascinado, fanático por SQL Server e nas horas vagas um DBA que adora o que faz! Também possui certificações como: MCT, MCSE - Data Management and Analystics, MCSE - Data Plataform e MCSA - SQL Server 2016/2014/2012

Responda