No dia 26/04/2014 aconteceu o SQLSaturday 284 em Porto Alegre e eu estive presente. Se você nao compareceu ao evento fica aqui um pouquinho do que perdeu!

O evento contou com mais de 170 participantes e muitas palestras sobre diversos assuntos com um publico empolgado com as novidades e buscando mais conhecimento, essa foi a minha impressão do evento.

SQLSAT284 (47)

As palestras que assisti foram excelentes como a do Gustavo falando sobre estrategia de backup para BI. Em especifico essa palestra me chamou muito atenção pois ele falou de um ponto muito importante onde pouquíssimas pessoas tem a precaução. Antes da palestra até brincamos com o Gustavo falando que ele iria falar apenas de Backup e Restore e ponto, porem foi muito mais do que isso. Uma aula de como montar a sua estrategia de backup para seu ambiente de BI!

Alterativas de como manter seu ambiente de BI integro após uma falha e como recuperar seus dados em pouco tempo, o que deve ter backup e como armazenar esse backup. Esses foram alguns temas abortados.

WP_20140426_006

 

 

A palestra sobre “Hekaton”, In-Memory, do Luan estava disputadissima e com pessoas para fora da sala! Valeu a pena ver que esse novo recurso tem um potencial imenso e como irá ajudar muitas empresas a alavancarem seus negocios.

O que falar desse recurso que vem para mudar um paradigma. In-Memory hoje já é uma realidade e devemos olhar para esse recurso como alternativa promissora.

SQLSAT284 (29)

 

 

O Fabiano e o Thiago falaram de tunning de T-SQL e é fantastico ver como é possivel melhorar suas consultas apenas pensando um pouco diferente do que você está acostumado. Essa palestra todo desenvolvedor deveria ver! Eles diponibilizaram o material no link.

Todos os usuarios esperam a máxima performance de suas aplicações porem nem todos os desenvolvedores conseguem extrair o maximo de performance em seus codigos e por isso a palestra deles foi esclarecedora para determinar por onde começar a melhorar o codigo!

 

SQLSAT284 (10)

 

 

A palestra do Luti sobre Paralelismo estava lotada também e é sempre bom saber como um plano paralelo pode afetar ou não suas consultas, como isso pode elevar o uso de CPU e como fazer para melhorar!

Mudando as configurações da sua instancia podem ajudar ou piorar seu desempenho, como por exemplo um relatorio que estava rapido e agora está lendo. Nem sempre o problema é do MAXDOP, olhe com cuidado para “cost threshold for parallelism“. Invista um tempo para testar as configurações em seus ambiente e você terá um excelente retorno.

 

Outras palestras interessantes ocorreram mas infelizmente nao pude ver todas!
Na minha opnião a melhor parte do evento é confraternização e o networking, pude conhecer pessoas novas e rever amigos.
Com certeza nos vemos no proximo SQLSaturday e obrigado Marcelo pelas fotos.

This is Tiago Balabuch's website, and this is a bit of copy about him. He is enthusiast, fascinated, passionate, fanatic by SQL Server and in the off-hours a Data Engineer who loves what he does and he is traveling in the cloud and surfing on the wave of the moment called Azure! Originally from Brazil and with encouragement from family and friends, Tiago moved to Europe in 2017 where lives in Ireland. In addition to being a data engineer, he is also active speaker in the SQL PASS events and keeps up to date on the key technologies and technical certifications. Tiago hold these certification MCT, MCSE - Data Management and Analystics, MCSA - SQL Server 2016/2014/2012. Simply psychedelic and manic he is just one more freak who likes SQL Server and its new features ...

One Response to “Saiba como foi o SQLSaturday 284”

  1. SQL Saturday #284 – Como foi | Freccia's Blog, Responder

    […] Lá pelas 09:30 iniciam-se as palestras do SQL Saturday.Obviamente não pude acompanhar as palestras, pois estava em background organizando o evento, mas vocês podem acompanhar o relato de quem foi no evento aqui. […]

Responda