No dia 26/04/2014 aconteceu o SQLSaturday 284 em Porto Alegre e eu estive presente. Se você nao compareceu ao evento fica aqui um pouquinho do que perdeu!

O evento contou com mais de 170 participantes e muitas palestras sobre diversos assuntos com um publico empolgado com as novidades e buscando mais conhecimento, essa foi a minha impressão do evento.

SQLSAT284 (47)

As palestras que assisti foram excelentes como a do Gustavo falando sobre estrategia de backup para BI. Em especifico essa palestra me chamou muito atenção pois ele falou de um ponto muito importante onde pouquíssimas pessoas tem a precaução. Antes da palestra até brincamos com o Gustavo falando que ele iria falar apenas de Backup e Restore e ponto, porem foi muito mais do que isso. Uma aula de como montar a sua estrategia de backup para seu ambiente de BI!

Alterativas de como manter seu ambiente de BI integro após uma falha e como recuperar seus dados em pouco tempo, o que deve ter backup e como armazenar esse backup. Esses foram alguns temas abortados.

WP_20140426_006

 

 

A palestra sobre “Hekaton”, In-Memory, do Luan estava disputadissima e com pessoas para fora da sala! Valeu a pena ver que esse novo recurso tem um potencial imenso e como irá ajudar muitas empresas a alavancarem seus negocios.

O que falar desse recurso que vem para mudar um paradigma. In-Memory hoje já é uma realidade e devemos olhar para esse recurso como alternativa promissora.

SQLSAT284 (29)

 

 

O Fabiano e o Thiago falaram de tunning de T-SQL e é fantastico ver como é possivel melhorar suas consultas apenas pensando um pouco diferente do que você está acostumado. Essa palestra todo desenvolvedor deveria ver! Eles diponibilizaram o material no link.

Todos os usuarios esperam a máxima performance de suas aplicações porem nem todos os desenvolvedores conseguem extrair o maximo de performance em seus codigos e por isso a palestra deles foi esclarecedora para determinar por onde começar a melhorar o codigo!

 

SQLSAT284 (10)

 

 

A palestra do Luti sobre Paralelismo estava lotada também e é sempre bom saber como um plano paralelo pode afetar ou não suas consultas, como isso pode elevar o uso de CPU e como fazer para melhorar!

Mudando as configurações da sua instancia podem ajudar ou piorar seu desempenho, como por exemplo um relatorio que estava rapido e agora está lendo. Nem sempre o problema é do MAXDOP, olhe com cuidado para “cost threshold for parallelism“. Invista um tempo para testar as configurações em seus ambiente e você terá um excelente retorno.

 

Outras palestras interessantes ocorreram mas infelizmente nao pude ver todas!
Na minha opnião a melhor parte do evento é confraternização e o networking, pude conhecer pessoas novas e rever amigos.
Com certeza nos vemos no proximo SQLSaturday e obrigado Marcelo pelas fotos.

Maníaco, entusiasta, fascinado, fanático por SQL Server e nas horas vagas um DBA que adora o que faz! Também possui certificações como: MCT, MCSE - Data Management and Analystics, MCSE - Data Plataform e MCSA - SQL Server 2016/2014/2012

One Response to “Saiba como foi o SQLSaturday 284”

  1. SQL Saturday #284 – Como foi | Freccia's Blog, Responder

    […] Lá pelas 09:30 iniciam-se as palestras do SQL Saturday.Obviamente não pude acompanhar as palestras, pois estava em background organizando o evento, mas vocês podem acompanhar o relato de quem foi no evento aqui. […]

Responda