Algumas pessoas vem me perguntando se é possivel utilizar o SQL Server 2008 R2 com o Windows Server 2003, a minha resposta é sim, porém faço sempre a recomendação para utilizarem o Windows Server 2008 R2, por varios motivos que vou explicar agora.

A plataforma de banco de dados está intimamente relacionada com o sistema operacional. Devido a esta relação, a Microsoft criou o Windows Server 2008 R2 para fornecer uma base sólida de TI para aplicações críticas de negócios, como o SQL Server 2008 R2. A combinação dos dois produtos produz um conjunto impressionante. Com estes dois produtos, uma organização pode alcançar a máxima performance, escalabilidade, confiabilidade e disponibilidade, enquanto ao mesmo tempo reduzir o custo total de propriedade associado à sua plataforma de banco de dados

É uma das melhores práticas para alavancar Windows Server 2008 R2 como o operacional subjacente ao implantar o sistema SQL Server 2008 R2, pois os recursos novos e aprimorados do Windows Server 2008 R2 pode enriquecer a experiência de uma organização com o SQL Server 2008 R2. As novas capacidades que têm impacto direto sobre SQL Server 2008 R2 incluim:

Máxima escalabilidade: Windows Server 2008 R2 é capaz de alcançar o tamanho de carga de trabalho sem precedentes, escalabilidade dinâmica, e toda a disponibilidade e confiabilidade. Por exemplo, o Windows Server 2008 R2 suporta até 256 processadores lógicos e 2 terabytes de memória. Quando o SQL Server 2008 R2 é executado no Windows Server 2008 R2, os dois produtos juntos podem executar cargas de BI intensas em uma velocidade incrivel.

Melhorias no Hyper-V. Com base na aprovação e sucesso do original Hyper-V, Windows Server 2008 R2 oferece vários novos recursos para o plataforma Hyper-V para melhorar a experiência de virtualização do SQL Server.

Em primeiro lugar, a disponibilidade pode ser intensificada com a introdução de Live Migration, que faz possível mover máquinas virtuais com o SQL Server entre hosts Hyper-V, sem interrupção do serviço. (Isso é impressionante, a possibilidade de trocar o SQL Server para uma VM com mais recursos sem interromper o serviço e sem a percepção do usuario, faz o uso dessa ferramenta se tornar essencial)

Em segundo lugar, o Hyper-V pode fazer uso de até 64 processadores lógicos, que permite a consolidação de um maior número de VMs SQL Server em um único servidor Hyper-V.

Em terceiro lugar, Dynamic Virtual Machine Storage, um novo recurso, permite a adição de discos virtuais ou físicos a uma VM existente, sem exigir que VM seja reiniciada.

Windows Server 2008 R2 Server Manager.Server Manager foi otimizado no Windows Server 2008 R2. É normalmente usado para gerenciar e proteger várias funções do servidor através das instâncias do SQL Server que executam o Windows Server 2008 R2. O gerenciamento remoto de conexões com computadores remotos é alcançável com Server Manager. Server Manager também inclui um novo Best Practices Analyzer, que é uma ferramenta para denunciar violações de melhores práticas

Best Practices Analyzer (BPA). Essa ferramenta é um bom investimento pois ajuda a reduzir as violações de melhores práticas, que em última análise ajuda a corrigir e prevenir a deterioração no desempenho, escalabilidade e tempo de inatividade

Windows PowerShell 2.0. Windows Server 2008 R2 navega com o Windows Power Shell 2.0. Além de permitir que os DBAs executem comandos com Windows PowerShell em computadores remotos e executar comandos como os trabalhos de forma assíncrona, o Windows PowerShell 2 .0 inclue novos e melhorados cmdlets Windows Management Instrumentation (WMI), um recurso de depuração de script e um ambiente gráfico para a criação de scripts. Os DBAs podem melhorar a sua produtividade com o Windows PowerShell, simplificando, automatizando e consolidando as tarefas repetitivas e os processos de gerenciamento de servidor em um ambiente distribuído.

É isso ai pessoal, aproveitem o máximo os recursos do sistema operacional e tirem proveito disso para melhorar o SQL Server 2008 R2!

Espero que tenham gostado!

[]’s

Maníaco, entusiasta, fascinado, fanático por SQL Server e nas horas vagas um DBA que adora o que faz! Também possui certificações como: MCT, MCSE - Data Management and Analystics, MCSA - SQL Server 2014/2012

2 Responses to “Windows Server 2008 R2 com SQL Server 2008 R2”

  1. Alessandro Cruz, Responder

    Não consigo instalar nenhuma versão do sql server no Windows 2008 R2 standard (servidor hp linha proliant).

    Com o SQL 2008 R2 da erro no hive de contadores de desempenho, tudo que existe na net para resolver isso trata de rotinas para o server2003.

    Com o Sql 2008 da erro porque não identifica o .net framework sp1 (que já vem com o R2 e é isntalado pelo Gerenciador do próprio r2

    Os Demais SQl são 32 bits e o windows 2008 r2 é 64

    Ou seja não consigo instalar SQL no WINDOWS

    • Tiago Balabuch, Responder

      Olá Alessandro,

      A instalação com SQL 2008 R2 eu desconheço o erro, se puder me detalhar melhor eu posso tentar lhe ajudar.

      Em relação a instalação do SQL Server 2008, você deve fazer o seguinte: crie uma imagem de instalação do SQL Server 2008 com o SP1. Isso é um problema bem comum e vai resolver a sua instalação. Segue o guia para lhe ajudar a entender o problema http://support.microsoft.com/kb/955392

      []’s

Responda